Mutirão de cirurgias, 1ª fase. Meta alcançada, média de 50 procedimentos na fase inicial

A ação, que acontece em dois finais semana, contempla mulheres na fila de espera pelos procedimentos 

O Hospital Amparo de Maria realizou durante os dias 16 e 17, cerca de 50 cirurgias em alusão ao mês da mulher. Com o gesto, o HAM busca celebrar e reconhecer a importância das mulheres que representam 73% da força de trabalho na instituição.
A enfermeira do hospital, Mirele Mayara Batista Nascimento, disse que a importância do mutirão de cirurgia é ofertar oportunidade, as pessoas que precisam dos procedimentos, a alcançarem o sonho de restabelecimento de suas saúdes. “Percebemos pelos relatos, que essas pessoas realmente esperam por cirurgias e hoje, aconteceu a realização destes procedimentos. Estamos notando o crescimento da humanização nos serviços e ofertando essa oportunidade. Durante o sábado e domingo foram realizadas cerca de 50 cirurgias, entre elas: laqueadura, vesícula, histerectomia total, entre outras”, informou a enfermeira. 

Cuidado especial 

O cirurgião geral do Hospital Amparo de Maria, Samuel Machado, observou que o HAM já tem um cuidado especial com as mulheres e no mês de março, não poderia deixar de fazer uma ação específica para o público feminino. “Nesse final de semana e no próximo, faremos uma outra etapa da ação quando serão operadas em média, 25 mulheres por dia, totalizando 100 intervenções nos dois finais de semana. Os turnos das cirurgias serão: matutino, vespertino e noturno. Os procedimentos englobados no programa, serão: laqueadura, hérnia, vesícula entre outras”, ressaltou o médico. 

Ele disse ainda, que nesse mutirão foi possível zerar uma certa demanda, que vem se acumulando, com a grande procura pelo “Opera Sergipe”. Percebemos uma adesão muito maior da sociedade com o programa e o público feminino, certificou.
Ele atentou que foi diminuído ainda mais, o tempo de espera dessas pacientes. “Fizemos um levantamento das pessoas que estavam se aproximando do período determinado pelo governo, que são 60 dias de espera, e aproveitamos esse mês para fazer um apanhando e zerar a demanda que estava surgindo, explicou Samuel. “Quero parabenizar a todas as mulheres e dizer que elas são fundamentais ao desenvolvimento da sociedade, como ela é. Deus disse que fez do homem a sua imagem e semelhança, mas acho, na verdade, que ele fez da mulher a sua imagem e semelhança. Nós só viemos antes, para ser um projeto e depois ele fez o ser especial. Todos nós sabemos a importância que a mulher tem e o HAM realiza essa ação, para mostrar ainda mais a importância da mulher”, concluiu o médico.

Gratidão
A paciente Josefa dos Santos Santana, 32 anos, veio do município Pau Ferro e fez laqueadura. Ela estava aguardando a cirurgia há seis meses. Gostei bastante da ação, o Hospital Amparo de Maria está de parabéns pela iniciativa do mês em alusão às mulheres. Agora é aguardar a alta e agradecer”, disse. Jennifer Santos Lima, 21 anos, natural do município de Laranjeiras, realizou a cirurgia de retirada na vesícula. Ela já estava na fila há muitos anos. “O mutirão acelerou cirurgias de muitas mulheres. Eu sentia dores e agora acabou esse sofrimento, através desse projeto”, comemorou a contemplada.
Tatiane de Oliveira Souto, 30 anos, é de Umbaúba e disse que para ela, a realização da cirurgia de laqueadura é um sonho. “Fiz laqueadura, agora não vou tomar injeção todo mês. Tenho dois filhos, e a certeza de que não quero ter outros”, afirmou. Já Naiane da Conceição Santos, 21 anos, mora no povoado de Santa Luzia, tem um casal de filhos e decidiu que não quer ter mais filhos. “Na oportunidade, fiz todos os exames exigidos e realizei meu sonho. Quero agradecer ao Hospital Amparo de Maria por essa ação que beneficiou as mulheres no mês delas”, concluiu com gratidão.

Posts Recentes