
Evento promovido pela Federase reunirá lideranças nacionais e palestrantes renomados para debater sustentabilidade, inovação e novos rumos da rede hospitalar
A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Sergipe (Federase) promove, nos dias 30 e 31 de outubro, em Aracaju, o 4º Encontro dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas de Sergipe. A iniciativa, que acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), já se consolida como o maior espaço de integração e debate sobre os desafios e as perspectivas da saúde filantrópica no estado. Assim como na edição de 2024, o evento é organizado pela VIVA+ Comunicação, Eventos e Editora.
Sob o tema “Gestão Sustentável e Inovação nos Hospitais Filantrópicos: Caminhos para a Eficiência, Qualidade e Humanização”, o encontro vai discutir alternativas para o fortalecimento das instituições que respondem por mais da metade dos atendimentos hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) e são responsáveis por mais de 60% das internações de alta complexidade em todo o país.
Continuidade e legado
O 3º Encontro da Federase, realizado em 2024, foi marcado pela presença de autoridades nacionais e lideranças do setor, entre elas o então presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Morato; o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirócles Veras, e o superintendente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Péricles Góes. A edição reuniu congressistas de várias regiões do estado e debateu pautas estratégicas sobre financiamento, regulação e inovação em saúde.
Diante do crescimento constatado no ano passado, a nova edição amplia o escopo dos debates, trazendo ao centro da programação o uso de tecnologias emergentes, a aplicação da inteligência artificial, a expansão da telemedicina, a humanização da assistência e a sustentabilidade da gestão hospitalar.
A presidente da Federase, Carolina Teixeira, reforça a relevância da iniciativa para o setor, sobretudo em um estado onde a filantropia tem uma força significativa. “A cada edição reafirmamos a importância da cooperação e do diálogo para enfrentar os desafios comuns às nossas instituições. O último encontro foi um grande sucesso, e o deste ano será ainda melhor, proporcionando um espaço de construção coletiva, onde especialistas e gestores de diferentes regiões do país compartilharão experiências e soluções para fortalecer as Santas Casas e os hospitais filantrópicos em Sergipe e no Brasil”.